top of page

ERA UMA VEZ UM CHÁ AZUL

Atualizado: 25 de nov. de 2022

A Clitória Ternatea, parece ter saído de uma história de contos de fadas.

A planta, uma trepadeira com flores azuis onde seu nome científico faz alusão ao órgão sexual feminino pelo seu formato, é também conhecida como feijão borboleta, cunhã ou ervilha azul.

A clítoria é uma PANC, que começou a ser conhecida agora no Brasil através da sua infusão de intensa cor azul. Quando mudamos o ph da infusão, a mágica de contos de fada acontece! 🧙‍♀️ Se adicionamos pequenas gotas de limão, a cor muda para uma cor rosa maravilhosa e divertida, e assim podemos brincar criando infusões e drinks coloridos. As crianças adoram e essa experiência sensorial é fascinante não somente para os adultos.

A infusão da Clitoria tem sabor suave, o que a faz versátil para mesclar com os chás especiais como o chá branco, ou outras ervas e frutas como laranja, limão, capim santo, hortelã e outros.

Riquíssima em fitoquímicos e antioxidantes, e propriedade anti-inflamatória, ansiolítica, antidepressivos, e analgésica. A infusão das flores é também hepatoprotetora, ou seja, protege o fígado estimulando um certo “detox” ao organismo.

Uma infusão que vai muito bem tanto quente como fria. Você vai se apaixonar por ela!

Segue essa sugestão de infusão a frio para refrescar e alegrar seu dia!

Para 1 litro de água, utilize de 20 a 25 flores da clítoris ternatea. Em uma jarra adicione as flores em água filtrada e deixe infusionando na geladeira por aproximadamente 8 horas que depois coe. Você pode adicionar antes de servir rodelas de limão e gengibre o que vai alterar sua cor azul para cor de rosa. Se for do seu gosto, adicione mel.

Um dia divertido e colorido pra você!


Comments


bottom of page