top of page

Risoto de Funghi com Chá Lapsang Souchong

Atualizado: 25 de nov. de 2022

É necessário ousar e criar na cozinha. São muitas as possibilidades, e poucos exploram esse universo infinito.


Cozinhar e harmonizar com chá tem sido um aprendizado surpreendente.


O chá lapsang Souchong, é um chá preto originário da província de Fujian na China, que possui uma particularidade: é forte, um pouco picante, mas seu diferencial é o sabor defumado, graças a seu processo de produção e secagem, um tanto distinto do convencional.

As folhas são postas sobre fogueiras feitas com madeira de pinho, até que fique no ponto certo para enrolar. Depois disso, o chá é colocado dentro de cestos de bambu e posto novamente para secar. Este é o toque de mestre que confere o famoso e delicioso sabor defumado do produto.

Poucas pessoas sabem que os chás especiais e também as infusões podem ser utilizados não somente como bebida, mas também na culinária como uma especiaria, onde teremos um tempero diferenciado.


O risoto de hoje, preparei com funghi e o chá lapsang souchong, inclusive utilizei as folhas hidratadas para compor o prato. O sabor defumado desse chá, combina muito com risoto e cogumelos, onde essa combinação perfeita faz de uma simples receita, um prato especial.

A utilização das folhas aromáticas e saborosas dos chás em receitas, é uma prática desconhecida, mas, assim como acontece com o vinho, é ingrediente perfeito para preparações diversas.

Procure explorar esse universo, e você vai surpreender com explosões de sabores antes desconhecidos.

Comments


bottom of page