top of page

HOMUS DE BETERRABA

Atualizado: 25 de nov. de 2022

O tradicional hommus de grão de bico possui uma história muito antiga. A primeira citação desse prato foi feita por Platão e Sócrates em 400 a.c. No entanto rege a lenda que quem deu origem ao homus foi um sultão, líder dos muçulmanos na última cruzada contra os cristãos. Essa lenda afirma que a receita original do sultão é guardada até hoje com seus descendentes e que o homus que conhecemos é apenas uma imitação do que seria de fato a receita do governante.

Tradicionalmente o homus é uma pasta de grão-de-bico e tahine, que é normalmente temperada com suco de limão, cominho, alho, azeite e páprica. Mas a criatividade na cozinha não tem limites, e também foram criadas várias versões para essa pasta que conquistou o mundo.


Essa porção que preparei hoje, utilizei 1 xic de grão de bico cozido, 1 beterraba pequena e cozida, 1 limão, 1 colh de tahine. cominho, pimenta preta, azeite e sal a gosto. Bati no liquidificador tudo junto até formar um creme/pasta. Um segredinho é bater todos os ingredientes frios. Não processe ou bata enquanto estiver ainda quente depois do cozimento. Isso vale tanto para o grão de bico, como também para a beterraba. Servi com hambúrguer vegetariano, mas você pode servir com pão sírio, salada e petisco de cenoura, pepino e salsão que também faz muito sucesso.


Comments


bottom of page