top of page

PASTAS PARA APERITIVOS – Alho, Gengibre e Chutney.

Atualizado: 25 de nov. de 2022

O alho e o gengibre constituem a base da grande maioria do pratos indianos. São usadas em receitas como o famoso curry indiano, e também em muitos outros pratos. São preparos simples que facilitam o dia a dia na cozinha, e também dá aquele sabor especial em certos alimentos.



PASTA DE ALHO: 2 cabeças de alho sem casca, e sem a pele branca interna do alho. É importante retirar para nao amargar a pasta. Bata no liquidificador esse tanto de alho limpo com azeite o suficiente para ajudar a bater até virar uma pasta. Importante saber que a todo momento você vai apreciar parar o liquidificador para mexer.

PASTA DE GENGIBRE: 1 1/2 xic de gengibre sem casca e picado. Bata no liquidificador com azeite suficiente para virar uma pasta. Aqui também é importante parar o liquidificador e mexer a todo momento. Tenha paciência com esse processo! . Depois de prontas as pastas, armazene em recipientes de vidro higienizados. Na geladeira dura em média de 3 a 4 semanas. . DICA: Fica maravilhoso misturar as duas pastas na mesma proporção.

CHUTNEY DE COENTRO: O chutney é um condimento de paladar agridoce e picante indiano, que acompanha praticamente todos os pratos. Pode ser preparado com frutas, exemplo manga, ervas, pimenta e outros ingredientes saborosos. Mas a receita clássica é o de manga. Dei uma inovada e preparei o meu chutney de coentro, mas poderia ser de salsinha ou manjericão. Você vai precisar de um maço de erva lavada e sem talos, 1 colher de chá de pasta de alho e também de gengibre, 1 limão ou 2 pequenos, 3 colh de azeite, 1 colh de mel (usei o xarope de mel que tem a receita aqui no feed), pitada de sal, 1 colh de gergelim, e você também pode utilizar pimenta dedo de moça, biquinho, ou outra da sua preferência. Eu usei aji, pimenta peruana. Bata todos os ingredientes no liquidificador da mesma forma que as outras pastas acima até virar um molho cremoso. É um belo acompanhamento de legumes, peixes, até mesmo nosso tradicional arroz e feijão e também como entradas.

VOILÀ!

Comments


bottom of page