top of page

POR QUE CHÁ VERDE É TÃO AMARGO?

Atualizado: 25 de nov. de 2022

Uma pergunta que recebo com muita frequência por aqui.


Pessoal, chá verde não é amargo, aliás nenhum chá que provém da planta Camellia Sinensis é amargo, inclusive o chá verde.


O que acontece é que os chás que provém dessa planta, como chá verde, preto, branco, amarelo, oolong, e puerh, possuem taninos, que são polifenóis, isto é, substâncias orgânicas encontrados principalmente na parte externa de vários tipos de plantas, responsáveis pelo sabor amargo do chá.


Mas o sabor amargo somente ocorre se não preparamos corretamente a infusão do chá verde, ou seja, se utilizamos no preparo água muito quente e ou deixemos infusionar por muito tempo.


Nunca fervemos a água para o preparo de qualquer chá que provém da Camélia Sinensis.


O chá verde em especial exige uma temperatura da água em torno de 75•C/ 80•C, dependendo do tipo de chá, com tempo de infusão aproximado de 1 a 2 minutos.

E por que depende do tipo de chá?

Porque existem muitos tipos de chá verde, com folhas picotadas ou folhas inteiras, enroladas ou abertas e isso interfere na temperatura da água e no tempo de infusão.

Sendo assim, na próxima vez que for preparar o chá verde, tenha em mente que quanto mais fina e pequena as folhas do chá que possui, você precisa utilizar uma temperatura menor e um tempo curto de infusão.


Caso o sabor ainda não lhe agrade, busque diminuir ainda mais a temperatura da água, ou tempo de infusão. Dessa forma, seguindo a regrinha temperatura e tempo, você vai ajustando o preparo aos poucos até encontrar o ponto certo para o seu paladar.


Outra coisa que influencia também o sabor, é a quantidade de chá para o preparo. Em média para cada 250ml de água, colocamos uma colher de chá (2 gramas) de folhas secas na água. Mas atenção! Isso também vai depender do tamanho das folhas do chá ok!


Se as folhas forem pequenas e picotadas, comece com essa quantidade que mencionei, e se forem grandes, aumente a quantidade para 2 colheres rasa de chá.

Por isso preparar um bom chá, exige atenção, calma, ritual e degustação sem pressa.

Chá verde não é amargo, o que amarga o chá é não prepará-lo adequadamente.



bottom of page