O azedo para o fígado O amargo ao coração O doce para o baço O picante ao pulmão O salgado para os rins
Segundo a medicina chinesa, todo alimento fortalece e harmoniza determinado elemento, e de acordo com seu sabor, fornece energia ao “seu elemento” e conforme sua medida de frio/yin ou calor/yang, que são produzidas no corpo pelo que se ingere, ele esfria ou esquenta, como também os órgãos relacionados a cada um deles.
Se usada corretamente, a alimentação pode equilibrar e estimular nossa força vital.
Um alimento pode possuir um ou vários sabores, e quando um sabor é consumido em excesso (ou se falta na dieta), prejudica o equilíbrio interno do organismo.
Por isso é importante calibrar os cinco sabores na nossa alimentação.
O sabor que mais nos agrada agrada, ou que procuramos em determinadas fases ou circunstâncias da sua vida, pode estar relacionado ao nosso estado emocional. Confira:
Doce: preocupação Salgado: insegurança/medo Picante: Melancolia Azedo: Tristeza/desânimo Amargo: Raiva
Assim como o sabor tem o poder de despertar emoções, o alimento também possui uma forte conexão com o humor, uma vez que ambos refletem estados emocionais.
Quem nunca buscou o conforto do chocolate, ou estímulo do café?
Da mesma maneira que o alimento que a pessoa ingere pode afetar o seu humor, o que ela está sentindo influencia na escolha do alimento que deseja consumir.
Combinando corretamente os 5 sabores dos alimentos, você estará dominando seus impulsos por certos alimentos doces ou gordurosos e que não trazem saúde.
Esta é a verdadeira e única forma inteligente de nutrir seu corpo conectando cérebro, físico e emocional.
Comments