top of page

SABORES X EMOÇÕES

O azedo para o fígado O amargo ao coração O doce para o baço O picante ao pulmão O salgado para os rins

Segundo a medicina chinesa, todo alimento fortalece e harmoniza determinado elemento, e de acordo com seu sabor, fornece energia ao “seu elemento” e conforme sua medida de frio/yin ou calor/yang, que são produzidas no corpo pelo que se ingere, ele esfria ou esquenta, como também os órgãos relacionados a cada um deles.

Se usada corretamente, a alimentação pode equilibrar e estimular nossa força vital.

Um alimento pode possuir um ou vários sabores, e quando um sabor é consumido em excesso (ou se falta na dieta), prejudica o equilíbrio interno do organismo.

Por isso é importante calibrar os cinco sabores na nossa alimentação.

O sabor que mais nos agrada agrada, ou que procuramos em determinadas fases ou circunstâncias da sua vida, pode estar relacionado ao nosso estado emocional. Confira:

Doce: preocupação Salgado: insegurança/medo Picante: Melancolia Azedo: Tristeza/desânimo Amargo: Raiva

Assim como o sabor tem o poder de despertar emoções, o alimento também possui uma forte conexão com o humor, uma vez que ambos refletem estados emocionais.

Quem nunca buscou o conforto do chocolate, ou estímulo do café?

Da mesma maneira que o alimento que a pessoa ingere pode afetar o seu humor, o que ela está sentindo influencia na escolha do alimento que deseja consumir.

Combinando corretamente os 5 sabores dos alimentos, você estará dominando seus impulsos por certos alimentos doces ou gordurosos e que não trazem saúde.

Esta é a verdadeira e única forma inteligente de nutrir seu corpo conectando cérebro, físico e emocional.

コメント


bottom of page