Cerimônia do Chá
O chá é símbolo de paz, harmonia, reunião e respeito.
O propósito do ritual do chá é diminuir a velocidade, desfrutar o momento presente, abrir o coração e inspirarmos na beleza da vida cotidiana, simples e natural.
O ritual do chá não tem como objetivo apenas extrair o melhor sabor do chá. Possui como principal finalidade, inspirar e conduzir aquele que aprecia o chá a cultivar tranquilidade e conexão com a natureza.
Enquanto sentamos em nobre silêncio, com a medicina do vegetal centrado no coração, desfrutamos momentos de harmonia e presença, pois o chá abre o coração, limpa a mente, instala a calma e ilumina o espirito.
No ritual do chá podemos comungar com a natureza através de uma tijela de chá, também uns com outros, como os antigos xamãs que conheciam a medicina da planta camélia sinensis faziam.
Eles sentavam juntos em silencio, desfrutando de todo o potencial da planta para o alcance do bem-estar fisico, mental e espiritual, e assim obtinham a oportunidade de juntos viverem seus potenciais individuais em comunidade.
Durante a prática do ritual do chá, vivenciamos a beleza da arte em preparar e servir o cha com maestria, beleza, simplicidade, e ao mesmo tempo centrados na observação de cada movimento.
O ritual é realizado em silencio, para despertar o estado de presença plena e relaxamento mental.
Enquanto o chá é servido e saboreado, integramos corpo, mente e coração. A respiração consciente, juntamente com a contemplação em cada gesto na água, movimentos, aroma e sabores, conduz todos presente no ritual, ao estado de meditação ativa.
Com o estado meditativo desperto, podemos simplesmente cultivar a sabedoria da compaixão, o que faz com que baixemos a freqüência da agitação e confusão interior, e aumentemos a freqüência da clareza e discernimento mental.
O ritual do chá é uma prática contemplativa e meditativa, onde os participantes são orientados para desenvolverem a prática do ritual do chá pessoal, integrando-a com a pratica de meditação no dia-a-dia.
Durante essa experiência, conduzo individualmente cada pessoa a desenvolver uma prática consistente, simples e profunda com o ritual do chá, no intuito que essa pratica possa tornar um caminho agradável e potente de autodesenvolvimento.